Equipe da música – DEC

Evangelização musical

A música na Terra é, por excelência, a arte divina.” (O consolador pergunta 167) (Grifo nosso).

“A música é essencialmente moralizadora, pois que leva a harmonia às almas e a harmonia as eleva e engrandece”. (Grifo nosso)

“A influência da música sobre a alma, sobre o seu progresso moral é reconhecida em todo o mundo; mas a razão desta influência geralmente é ignorada. Sua explicação está inteiramente neste fato: a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa. Tal sentimento existe num certo grau, mas se desenvolve sob a ação de um sentimento similar mais elevado. Aquele que é privado deste sentimento a ele é trazido gradativamente; também acaba por se deixar penetrar e arrastar ao mundo ideal, no qual esquece, por um instante, os prazeres inferiores que prefere à divina harmonia. (Grifo nosso) (Rossini – Obras Póstumas)

Diante da importância de seu aspecto moralizador, a Equipe da Música do Departamento da Evangelização da Criança da Casa Espírita foi idealizada e criada para restituir a música ao seu verdadeiro lugar, ou seja, não como um momento (muitas vezes improvisado) dentro da evangelização, mas sim, como um momento evangelizador em si mesmo. É preciso preparar-se prévia e convenientemente para o momento da música na Evangelização infantil, com o mesmo carinho, amor e dedicação que se prepara para as aulas, possibilitando desta forma um diálogo entre almas.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *