
DADOS HISTÓRICOS DA MOCIDADE ESPÍRITA DIAS DA CRUZ
– Data da fundação: 25/12/1940
– 1º Presidente: Pedro Duarte de Miranda
– 2º Presidente: Kleber Halfeld
– – Reeleito em 1951/52 e 53
Em 1953, houve uma mudança do nome da mocidade: “União da Mocidade Espírita Dias da Cruz” para “MOCIDADE ESPÍRITA DIAS DA CRUZ”.
Em 1956 foi modificado o regulamento interno da Mocidade com a extinção de cargos – Comissão Executiva – 2º Bibliotecário e criação dos seguintes órgãos: DAS (Departamento de Assistência Social) – E. Evangelização Célia Lucius – Departamento de Cultura e Difusão.
Obs.: Não consta o nome do Presidente. Apenas aparece como Vice Presidente Dinaura Pimentel.
Em 1957 a Mocidade teve como Presidente Fernando José Bonfanti.
Em 1959 foi modificado o regulamento interno da Mocidade, sendo excluído o DAS. A presidência estava a cargo de Ronaldo Dutra Pereira.
As atividades da Mocidade foram interrompidas nesta data até o ano de 1975.
Depois da reforma e construção da nova sede, a Diretoria pediu ajuda a AME (Aliança Municipal Espírita – DM) para reorganizar a M.E. Dias da Cruz: André Luiz Soares (diretor do DM), Elaine Tornel da Silveira, Maria José Sales e Suely Caldas Schubert reuniram-se com a Presidente, Lucy Dias Ramos, e traçaram normas e a programação para a Mocidade que voltou a funcionar com a ajuda do DM da AME. Foi eleito presidente André Luiz Dias Pontes.
Com a reforma do Estatuto da Casa Espírita, a Mocidade passou a integrar o DIJ.
A Mocidade Espírita Dias da Cruz prossegue funcionando até os dias de hoje. Na última reforma do Estatuto, as atividades da Mocidade passaram a ser desenvolvidas por um departamento específico: DEJ – Departamento de Evangelização do Jovem, composto por:
– Diretor (a);
– Vice-diretor;
– 02 (dois) coordenadores em cada ciclo;
– GT (grupo de trabalho)